Todas as campanhas que são criadas com a intenção de atingir um determinado público-alvo conseguem formar gostos, estabelecer padrões e ditar determinadas regras de forma implícita, diariamente. É por essa razão que a diversidade na publicidade é tão necessária atualmente
Durante muito tempo a publicidade seguia apenas um padrão social, exibindo em suas campanhas personagens e realidades que fogem do que é visto nas ruas do Brasil e do mundo. Nos últimos anos foi possível notar o crescimento dos movimentos de minorias que estão mostrando a importância de seus papéis na sociedade em busca de reconhecimento e valorização.
Para o Dia das Mães, em 2017, a empresa Johnson & Johnson lançou a campanha “Todo bebê é um bebê JOHNSON’S®”, que se tornou viral na internet. Ela apresentava uma criança com síndrome de Down. Somente no Youtube, a propaganda já alcançou a marca de 13 milhões de visualizações.
Outro exemplo foi a campanha “Dia dos Misturados”, da rede varejista C&A. A propaganda gerou discussão sobre a exibição da diversidade de casais que invertiam as suas roupas. Na descrição do vídeo, a loja conta que” existem infinitas formas de estar misturado”.
As propagandas de cerveja já foram muito conhecidas por conteúdos machistas, transmitindo mensagens que tratam a mulher como objeto. Para quebrar esse padrão, a Skol lançou a campanha “No Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado”, que estimula os seus consumidores a aproveitar a estação mais quente do ano onde estiverem, sem tabus e preconceitos.
Skol comemora fim do verão sem estereótipos com um brinde ao respeito. Legenda:publicidadeecerveja.com |
A marca de produtos infantis Johnson´s e a agência DM9 parecem ter juntado esses elementos em sua mais nova campanha. A ideia é valorizar a diversidade e a forte ligação entre mãe e filho. Em tom emocional e delicado, o filme mostra partes de um bebê, olhos, pês, mãos e pele, destacando as descobertas que acontecem na vida da mãe quando um bebê nasce. Até revelar que se trata de uma criança com Síndrome de Down. Com poucos minutos no ar, a publicação já colecionava milhares de interações nas redes sociais, incluindo depoimentos emocionados.
"Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson's" Legenda: adnwes.com |
Como a Fenty Beauty, marca da Rihanna, revolucionou a indústria da beleza
O lançamento da Fenty Beauty escancarou a importância do
marketing inclusivo, com uma proposta que revolucionou o mercado de beleza.
Sandy Saputo, Diretora de Marketing da Kendo Brands (que inclui a Fenty
Beauty), compartilha os bastidores do lançamento.
“Quando mostramos o trailer da
campanha da Fenty Beauty internamente, a emoção tomou conta da sala, que estava
repleta de líderes executivas, incluindo eu mesma. Pela primeira vez, mulheres
de culturas sub-representadas e pouco atendidas eram destaque em uma campanha
de beleza com prestígio global.
Tínhamos
ideia de que a marca tocaria os corações das mulheres do mundo todo, mas não
com um impacto do tamanho que nosso trabalho acabou tendo. Não havia
precedente: fomos radicais na proposta de inclusão. Rompemos e eliminamos
todas as regras tradicionais do marketing ao ousar trilhar um novo caminho.
Os resultados superaram todas as nossas expectativas.”
No primeiro ano do negócio, a Fenty Beauty se tornou o maior lançamento de uma marca de beleza na história do YouTube, conquistou grande sucesso comercial e foi considerada uma das melhores novidades de 2017 pela revista Time.
Marca da Rihanna, revolucionou a indústria da beleza. Legenda: inkwithgoogle.com |
Lançamos a Fenty Beauty com 40 tonalidades de base, e hoje já temos 50. À época, não havia uma marca que realmente abrangesse todos, da pele mais clara até a mais escura. Alguns tons mais intermediários – como o meu, oliva – não eram plenamente atendidos pelo mercado. A inclusão, entretanto, ia além do número de tons lançados: era a nuance bem trabalhada de cada sombra, que também foi usada como sinal de que estávamos no caminho certo. Isso permitiu que muitas mulheres se identificassem com a marca, sentindo-se incluídas.
Modelo da Fenty Beauty Legenda: allure.com |
Deixe-as sem palavras: mostre
Nossa abordagem de marketing inclusivo sempre foi baseada em “mais ação, menos discurso”. Na verdade, não usamos a palavra “inclusivo” uma única vez sequer em nossas mensagens. Mas “inclusivo” foi como passamos a ser definidos tanto pelos consumidores como pela imprensa. O marketing, as mídias sociais e o time criativo priorizam e se envolvem nessa conversa diária com a comunidade Fenty Beauty.
A melhor maneira de romper com a ideia de marketing inclusivo é compartilhar histórias autênticas que tenham raízes na cultura e que sejam emocionalmente valiosas para seus consumidores”
Modelos da Fenty Beauty para mais de 40 tons de base. Legenda: allure.com |
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